Publicado por: Amanda Harzheim | agosto 28, 2012

Um caminho suspenso que aproxima povos e culturas.

As mais belas pontes do mundo contam sua própria história através da criatividade de poetas, escritores e das obras de grandes arquitetos.

Elas são um elo suspenso entre regiões distantes. Contribuem para o desenvolvimento sócio-econômico dos povos e são passarelas responsáveis por grandes encontros e romances. As pontes são obras importantes dentro da arquitetura mundial, sendo responsáveis pelo sucesso e infortúnio de guerreiros e mártires. Uma das primeiras pontes erguidas de que se tem registro foi a de Florença, na Itália. Construída na Roma Antiga, foi a primeira a ligar as duas margens do rio Arno, em 1928. Sua base em grandes arcos e as pequenas janelas, que mais parecem caixinhas de jóias, conquistaram até os nazistas, que mantiveram a construção intacta, mesmo durante a guerra.

Imagem

Ponte Vecchio – Florença, Itália

A Brooklyn Bridge é uma das mais antigas pontes feitas no território norte-americano. Ligando os distritos nova-iorquinos de Manhattan e Brooklyn, ela tem cerca de dois quilometros e foi erguida sobre o rio East. Esta beleza arquitetônica foi desenhada pelo arquiteto John Augustus Roebling em 1883 e é considerada a primeira ponte feita em aço em todo o mundo.

Imagem

Imagem

Brooklyn Bridge – Nova Iorque, EUA

Já a Golden Gate é outra grande obra de engenharia. Projetada pelo arquiteto alemão Joseph Strauss, a ponte liga a cidade de São Francisco a Sausalito, no estado americano da Califórnia. Sua imponente construção a tornou cartão-postal da cidade e recebeu o título de uma das sete maravilhas do mundo moderno. A Golden Gate tem 2.737 Km e foi concluída em 1937.

Imagem

Golden Gate – São Francisco, EUA

O espanhol Santiago Calatrava é outro arquiteto que tem famosas pontes espalhadas por todo o mundo. Confira algumas:

Imagem

Samuel Beckett Bridge – Dublin, Irlanda

Imagem

Reggio Emilia Bridge – Itália

Imagem

Ponte da Mulher – Buenos Aires, Argentina

E para finalizar uma que eu acho linda, entre muitas!!!

Imagem

Tower Bridge – Londres

Todo turista que viaja à Londres se determina a contemplar a beleza da Torre de Londres sobre o rio Tâmisa. A fortaleza medieval se conserva perfeitamente e abriga diversos complementos, entre eles um palácio, masmorras, capelas e vários museus, assim como as famosas jóias da Coroa. A iluminação à noite é um cartão postal da cidade.

Aqui estão algumas das muitas pontes que existem espalhadas por todo o mundo, que foram, são e serão de grande importância para gerações.

Me realizei escrevendo esse post, espero que gostem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: