Publicado por: Amanda Harzheim | agosto 28, 2012

Um caminho suspenso que aproxima povos e culturas.

As mais belas pontes do mundo contam sua própria história através da criatividade de poetas, escritores e das obras de grandes arquitetos.

Elas são um elo suspenso entre regiões distantes. Contribuem para o desenvolvimento sócio-econômico dos povos e são passarelas responsáveis por grandes encontros e romances. As pontes são obras importantes dentro da arquitetura mundial, sendo responsáveis pelo sucesso e infortúnio de guerreiros e mártires. Uma das primeiras pontes erguidas de que se tem registro foi a de Florença, na Itália. Construída na Roma Antiga, foi a primeira a ligar as duas margens do rio Arno, em 1928. Sua base em grandes arcos e as pequenas janelas, que mais parecem caixinhas de jóias, conquistaram até os nazistas, que mantiveram a construção intacta, mesmo durante a guerra.

Imagem

Ponte Vecchio – Florença, Itália

A Brooklyn Bridge é uma das mais antigas pontes feitas no território norte-americano. Ligando os distritos nova-iorquinos de Manhattan e Brooklyn, ela tem cerca de dois quilometros e foi erguida sobre o rio East. Esta beleza arquitetônica foi desenhada pelo arquiteto John Augustus Roebling em 1883 e é considerada a primeira ponte feita em aço em todo o mundo.

Imagem

Imagem

Brooklyn Bridge – Nova Iorque, EUA

Já a Golden Gate é outra grande obra de engenharia. Projetada pelo arquiteto alemão Joseph Strauss, a ponte liga a cidade de São Francisco a Sausalito, no estado americano da Califórnia. Sua imponente construção a tornou cartão-postal da cidade e recebeu o título de uma das sete maravilhas do mundo moderno. A Golden Gate tem 2.737 Km e foi concluída em 1937.

Imagem

Golden Gate – São Francisco, EUA

O espanhol Santiago Calatrava é outro arquiteto que tem famosas pontes espalhadas por todo o mundo. Confira algumas:

Imagem

Samuel Beckett Bridge – Dublin, Irlanda

Imagem

Reggio Emilia Bridge – Itália

Imagem

Ponte da Mulher – Buenos Aires, Argentina

E para finalizar uma que eu acho linda, entre muitas!!!

Imagem

Tower Bridge – Londres

Todo turista que viaja à Londres se determina a contemplar a beleza da Torre de Londres sobre o rio Tâmisa. A fortaleza medieval se conserva perfeitamente e abriga diversos complementos, entre eles um palácio, masmorras, capelas e vários museus, assim como as famosas jóias da Coroa. A iluminação à noite é um cartão postal da cidade.

Aqui estão algumas das muitas pontes que existem espalhadas por todo o mundo, que foram, são e serão de grande importância para gerações.

Me realizei escrevendo esse post, espero que gostem!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: